Detalhes do Concurso Público do Banco do Brasil

O Banco do Brasil no mês de dezembro de 2022 publicou um mega edital de concurso público para o preenchimento da carreira administrativa com o cargo de escriturário, nos departamentos de Agente de Tecnologia e Agente Comercia, para trabalhar em: 

Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.

Quem irá fazer o concurso do Banco do Brasil? 

A Avaliação de Conhecimentos será realizada pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO, sendo a primeira etapa a aplicação de provas objetivas que eliminará e classificará os futuros empregados públicos. 

A segunda etapa será a prova de redação, que terá o caráter eliminatório. É necessário destacar que o concurso também terá Procedimentos Admissionais e Perícia Médica de caráter eliminatório.

Por quanto tempo valerá o resultado da prova?

A validade da seleção é de apenas um ano, podendo ser prorrogada por igual período. 

Cargo ofertados no concurso do Banco do Brasil

O cargo ofertado tem a denominação de escriturário, tendo nomes de relacionamento como Agente de Tecnologia e Agente Comercial.

O salário inicial é de R$ 3.622,23 (três mil, seiscentos e vinte dois reais e vinte e três centavos). 

Necessitando o candidato possuir o certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio.

A Jornada de Trabalho é de apenas 30 (trinta) horas semanais, fora que por ser servidor público há vários feriados e além disso, segue o sindicato dos bancários que é bem forte. 

São inúmeros os benefícios ofertados para os empregados públicos, que compreendem a participação nos lucros (bem generosos por sinal, Banco do Brasil em 2022 lucrou muito)vale-transporte, auxílio-creche, ajuda alimentação/refeição, auxílio a filho com deficiência, previdência complementar, acesso à plano de saúde, etc. 

O candidato caso passe nas provas ele terá seu contrato de trabalho com o banco registrado em sua carteira de trabalho, ou seja, ele é um empregado público que contribui para o INSS, recolhe FGTS, diferente de quem trabalha em outros órgãos públicos que são regidos pelo estatuto e tem previdência própria, que são chamados de servidores públicos

Mesmo sendo empregado público, como servidor público, também existe meios de ser despedido, mas não é da forma corriqueira que ocorre no setor privado, no setor público ocorre processo administrativo em que é possibilitada a defesa, não contente com a decisão, você pode pedir para o judiciário analisar o caso e reverter a decisão e você voltar a trabalhar.

Das inscrições: 

Para o candidato se inscrever no concurso do Banco do Brasil ele deverá acessar a página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO no período de 23/12/2022 a 24/02/2023 (23h e 59 min).

Também deverá efetuar o pagamento da inscrição, que é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Das Vagas

O Banco abriu edital para contratar 4 mil empregados imediatamente e formar cadastro reserva de 2 mil no cargo de Escriturário – Agente de Tecnologia e Agente Comercial.

Já profissionais do ramo da tecnologia, os Agente de Tecnologia – TI, possui 2.000 vagas que são direcionadas para o Estado de São Paulo e o Distrito Federal.

Da Prova:

Serão 5 horas de provas para os candidatos responderem as questões e elaborar a redação.

É necessário levar um documento de identidade com foto do candidato para poder acessar o local de prova.

Pode haver no dia da prova revista via detector de metais.

Só poderá sair do local da prova após passado duas horas do início das provas e não poderá ser levado para casa o caderno. 

Do conteúdo

Realizei a leitura do edital para escrever a postagem, o conteúdo é bem extenso, acredito ser necessário desde já iniciar os estudos, ainda mais se você não dominar português e matemática. Dado terá matérias específicas do setor bancário que não caem em nenhum outro nicho dos concursos públicos além do bancário.

Resolver questões da banca, que inclusive a poucos anos atrás realizou concurso público para o Banco do Brasil.

Para consultar o local de aplicação da Prova, os conteúdos que irão cair na prova, isenções, pedidos de auxílio para o dia da prova é necessário acessar o edital, que está disponível no site da FUNDAÇÃO CESGRANRIO.

Deixe um comentário