Calendário de Pagamento do Abono PIS PASEP 2023

O Banco Estatal Caixa Econômica Federal divulgou o calendário para os beneficiários do abono PIS-PASEP em 2023, referente ao ano de 2021, possa sacar. O saque dos valores é feito com base no de nascimento dos trabalhadores e tendo como primeiro dia a data de 15/02, para os nascidos em nos meses de janeiro e fevereiro.

Veja o calendário divulgado:

calendário saque pis pasep divulgado pela caixa econômica federal
Calendário PIS PASEP 2023 Fonte: Caixa Econômica Federal

Para os beneficiário que já tem conta conta corrente ou poupança na CAIXA, esses irão receber automaticamente o montante do abono na sua conta no banco, conforme calendário de pagamento. 

Já para quem não possui conta na Caixa Econômica Federal só irá receber via Poupança Social Digital, cumprindo a tabela do mês de nascimento

O acesso a Poupança Social Digital é feito via aplicativo da CAIXA Tem, que possibilita o beneficiário efetuar pagamento de contas, ter cartão, passar pix, tudo em um só lugar.

Para quem não tem condições de baixar/operar o aplicativo, ou está com problemas deverá ir até uma agência da Caixa para conversar com os atendente e eles lhe auxiliarem, também é possível realizar o saque na agência, mas é mais trabalhoso, portanto, caso vá até a agência ja leve todos os documentos que você se recordar para fazer uma vez só o trajeto.

Quem tem o cartão Social pode sacar nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes CAIXA.

Documentos que eu me recordo: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Cartão Social, Documentos que Comprovem sua residência atual (Fatura de Luz em seu nome, ou no nome do esposo/esposa junto com contrato de união estável, certidão de casamento, etc), podem ter outros, outra possibilidade é ligar na agência antes de ir.

Por fim, é necessário recordar que os valores que o trabalhador irá sacar podem variar em relação a quantos dias o trabalhador efetivamente trabalhou em 2021.

Tenho direito ao pagamento PIS/PASEP?

Para você ter direito ao saque do PIS PASEP, o trabalhador tem que estar inscrito no PIS/PASEP pelo período mínimo de cinco anos e ter trabalhado de carteira assinada pelo menos 30 dias em 2021, com salário mensal médio de até dois salários-mínimos.

O empregador deverá ter informado o governo com a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Você pode ligar no telefone 158 (Ministério do Trabalho e Previdência) e tirar suas dúvidas sobre o seu direito ou não ao Abono Salarial, bem como saber se está disponível.

Lembrando que o valor é referente ao salário mínimo da data de pagamento, ou seja de 2023 e não de quando foi trabalhado, pois seria uma injustiça com o trabalhador fazer esse suportar a inflação de 2022 inteira sob o seu benefício que nem poderia ter sacado.

Entenda o que é o Abono Salarial PIS/PASEP

PIS é para os funcionários privados (empresas normais) que recebem até 2 salários mínimos e que comprovam os requisitos acima tratados, aí chega o governo e ajuda com 1 salário mínimo anual, proporcional aos meses trabalhados. Aqui o funcionário recebe quase sempre na Caixa Econômica Federal.

PASEP é para os funcionários públicos que também recebem até 2 salários mínimos e cumprem aqueles requisitos acima citados. Aqui o funcionário recebe quase sempre no Banco do Brasil.

Algum erro? Por favor nos informe para retificarmos.

Deixe um comentário